Saravá os Marinheiros

Composta por espíritos que se apresentam com a roupagem fluídica de trabalhadores do mar, sejam marinheiros, pescadores, corsários, piratas, é uma falange que abrange todo o povo que de alguma forma, foram envolvidos com o mar.

Sim, nem todos os marinheiros possuem o uniforme branco como vemos nas imagens, muitos usam bandanas na cabeça, brincos, eram marinheiros da idade média, que viviam de pirataria, corso, alguns espíritos dessa falange se apresentam com roupas de bucaneiros, para quem assistiu “Piratas do Caribe” deve saber do que eu to falando, inclusive, um dos meus pede um pano na cabeça, eu achei pra lá de estranho e foi quando eu o vi plasmado, e sim, não usa essa farda e nem tampouco a roupa de gala da Marinha e sim é um negro, que foi escravo durante as navegações, como eu sempre digo, não sigam estereótipos ou paradigmas, muitos médiuns com certeza, com medo de fugirem do padrão, usam acessórios que não é solicitado pelo seu marujo e sim porque a regra do terreiro exige tal, enquanto outros só querem ter os capitães do mar.

É muito importante lembrar que a Marinha é a Força Armada mais Antiga do Mundo, e os países que dominavam as embarcações na época, seja para exploração ou para a Guerra, eram Potência Mundial. Tudo era explorado através do mar, muitos alimentos também eram extraídos do mesmo, isso só corrobora com a vasta falange de espíritos que podem atuar nessa linha.

Marinheiros indiscutivelmente representam a alegria, chegam em sua grande maioria festeiros, brincalhões, abraçando a todos, são espíritos muito camaradas, amigos que estão sempre de prontidão e alegria para realizar suas consultas.

Sua saudação é “Salve a Marujada”, sua cor geralmente é o azul, seu dia da semana em muitas casas é o sábado.

Aceita como oferendas, a cerveja, peixe cozido ou frito, alguns solicitam conhaque, vinho ou até whisky, suas velas azuis ou brancas, e sua oferenda geralmente é na beira do mar ou em barco para o meio do mar.

Trabalham sob os auspícios das vibrações do Mar, Iemanjá e Oxum, mas vale ressaltar que muitos trabalham cruzados e podem carregar mais de uma vibração em seus trabalhos, podem vir também sob os auspícios de Ogum, Oxalá ou outros orixás, dependendo da corrente vibratória do filho.

Como trabalham muito bem com o elementar água, também são ótimos curandeiros e magos, muito evocados em trabalhos de limpeza quando é necessária a energia sutil do elementar água.

NA minha opinião também é a linha que atua com maestria no corpo emocional do médium e dos consulentes, trazendo em suas vibrações a alegria e a paciência e todo o espírito Materno de Iemanjá.

Existem muitas dúvidas sobre a forma de trabalho deles, que normalmente eles vêm bêbados e cambaleando, aí é um ponto que temos que dar razoável atenção.

Se pesquisarmos um pouco da história, os marinheiros, mesmo os da idade media ficavam muito tempo em alto mar e nem sempre havia comida o suficiente para a viagem, ocorriam muitos imprevistos e para saciar a fome, se embebedavam, tomavam muito rum, e posteriormente isso foi mudando, para conhaque, whisky e outras bebidas. Então, é sabido que muitos marinheiros em seu ofício, bebiam demais, por conta disso, ocorrem algumas coisas relacionadas a esse fato, os marinheiros dos terreiros além de virem cambaleando como bêbados, pedem muitas bebidas. Como eu sou adepto a que nada segue um padrão fixo e pré-estabelecido, até acredito que o marinheiro possa vir um pouco “alterado” mas existem fundamentos por trás disso.

Já é sabido da benevolência do álcool para muitas funções, inclusive no campo imagístico, e justamente por essa linha trabalhar sob o magnetismo aquático, onde a vibração se dá através de ondas, é necessário que isso seja diminuído no corpo espiritual do médium, e uma forma de diminuí-la é através da ingestão pequena de álcool.

Alguns marinheiros tombam de um lado para o outro, outros preferem vir dançando, alguns vem soluçando, mas sempre alegres e dispostos.

Como atuam no campo emocional do médium e trabalham com o elementar água,  o que também ajuda na cura e na revitalização de muitas funções do nosso corpo e as bebidas alcoólicas contêm uma parcela de água, e é comprovado cientificamente alguns dos seus benefícios, segue abaixo um trecho extraído do site do Dráuzio Varella:

 “1) Consummators de quantidades moderadas de álcool apresentam níveis de HDL (“o colesterol protetor”) 10% a 20% mais altos do que os abstêmios;

2) A presença de álcool na circulação interfere com os mecanismos de coagulação do sangue, aumentando o tempo de coagulação. Com o sangue menos coagulável, haveria mais dificuldade para a formação de trombos nas artérias coronárias. A ingestão de quantidades maiores de álcool, no entanto, reverte essa relação, favorecendo a coagulação mais rápida e a trombogênese;

3) Beber moderadamente pode reduzir a probabilidade de infarto indiretamente, ao diminuir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2, aquele que costuma se instalar na vida adulta. Beber muito, ao contrário, aumenta os níveis de glicose no sangue, indicador de aumento de risco para diabetes.”

Justamente por trabalharem na vibração do mar, trazer o elemental água que corresponde a pelo menos 65% do nosso organismo e atuar com maestria em nosso corpo psíquico, trazem sim, um pouco do encanto do alcool e sabem manipular muito bem isso para nosso benefício.

Talvez seja essa a razão, virem cambaleando por causa da frequencia vibratória da água, do mar, das ondas e sim, consumir bebida alcoolica por também existir uma parcela de água no alcool e por trazer tantos benefícios em nossa saúde. Ou também tem o fato de virem cambaleando e meio “alterados” por atuarem no nosso corpo mental, e com isso, absorverem um pouco do que seria o efeito do alcool em nosso corpo, de uma forma ou de outra, é para a prática do amor e da caridade. Cabe a nós refletirmos, não?

Alguns marinheiros que conheci: Mané Jangadeiro, Tiago, Tonhão, João Marina, Martim Pescador, Martim Parangola, Martim Ignacio, Gerson, Sete Jangadas, Jorge, entre outros.

Namastê.

Neófito da Luz

Liturgia da Linha de Exús

Saudações irmãos.

Ainda continuando com a minha experiência no último terreiro que eu visitei, do qual me relembrei de vários tópicos, um deles é a forma que é composta o ritual dos exús.

A primeira delas, é cantar para exú de costa pro altar, algo que já mencionei no blog, respeito as casas que ainda praticam esse culto, porém, discordo veementemente pelo fato de Exú também estar na Lei, independente do polo do qual ele trabalha, que é o polo negativo, para muitos, isso tem denotação pejorativa, o negativo aqui é o polo da força e não que é uma força ruim ou acintosa, perniciosa, entre outros adjetivos que denotam malevolência. É como a energia elétrica, a corrente só é transmitida em sua plenitude quando é unido os dois polos, positivo e negativo para que ocorra a corrente elétrica, assim é a Força Cósmica, o Yin-Yang, tudo é composto pela dualidade, e a Umbanda não fugiria desse conceito. Muitos dizem que a Quimbanda é complementar à Umbanda, um fator que eu concordo de verdade, existe o polo positivo e o polo negativo, sem problemas.

Como os exús são vistos como seres negativos, talvez houve a crença em que eles não trabalham na Luz e servem às Trevas, então criou-se o hábito de realizar trabalhos no escuro, e costa pro altar e todos vestidos de roupa escura. Acho até um simbolismo rico, por ter toda a crença que o exú atua nas trevas e tudo mais, mas uma coisa o Sr. Rei das Sete Encruzilhadas me disse: Muitos se confundem em atuar nas trevas com habitar nas trevas, e talvez isso fez eu mudar de ideia em relação ao culto realizado à linha dos exús.

Eu sou realmente contra cantar para os exús de costa pro altar, eu sinceramente acho que é diminuir a maravilha da linha, eu cantaria de frente como se fosse pra qualquer outra linha, exús são trabalhadores da Lei e guardiões escolhidos pelos nossos orixás, tanto é que tem exús que atuam com Oxalá, Xangô, Ogum e todos os outros orixás, portanto, não vejo nenhum problema em entoar seus pontos de frente com o altar assim como todos os demais trabalhadores da Senda Umbandista.

Portanto, Exús são nossos compadres, guardiões, amigos e são parte da Umbanda.

Sobre as roupas escuras, também entendo o simbolismo da linha, o motivo da cor preta que tem diversos simbolismos positivos, inclusive, um deles judaico-cristão que diz que o preto afasta os maus espíritos, tradição essa existente até hoje com os padres e até mesmo em velórios que é tradição se vestir de preto. Acho legal, nada impede disso acontecer, porém, na casa onde eu era pai pequeno, os exús também usavam branco, financeiramente é mais viável e na casa onde eu trabalhava, não existia uma gira somente pra eles, e sim no final de cada mês, os caboclos trabalhavam, os baianos e depois virava para os exús, portanto, como já estavam todos de branco, já aproveitávamos o ensejo e o trabalho ocorria de forma tranquila.

E por último, algo muito comum é trabalhar com as luzes apagadas, eu sinceramente acho que é simbólico, respeito, portanto, culto aos exús em minha casa era também com as luzes acesas, mesmo os exús atuando nas trevas, exú é luz, exú é serventia da Grande Espiritualidade, mesmo atuando nas trevas, não é lá que fazem sua morada, portanto, luzes acesas.

Obviamente cada um desses tópicos foi previamente conversado com os exús da casa e nenhum apresentou nenhuma objeção, eu mesmo já trabalhei com alguns e nenhum fez uma objeção essa “mudança” na tradição, o Marabô muitas vezes pedia para apagar onde ele atuava com cura, porém, ele atuava sob lâmpadas coloridas para a cromoterapia, então era necessário trabalhar com as luzes apagadas para que as luzes verde, azul e laranja pudessem ser mais iluminadas sobre o filho que precisava da cura.

Conforme ressaltei, nada contra as casas que ainda atuam dessa forma, tudo é simbólico e o que vale realmente é o coração focado e a mente firme para que possa ser praticada a caridade para os que ali adentram em busca de força, de fé, de cura para seus males.

Apenas um simples comentário.

Neófito da Luz.

Pontos Hediondos e Atendimento da Esquerda.

Saudações irmãos.

Mais um tipo de post daqueles que tangem pequenos tópicos em um post só, então vamos ao primeiro:

Em minhas novas andanças, para quem não sabe, estou voltando à ativa, e mesmo já achando um lugar para trabalhar em uma sessão privada com uma amada irmã de anos que conheci na internet, estou procurando outros centros para buscar informações, quem sabe ouvir algo que eu preciso e enfim, tomar um passe ou fazer uma limpeza, ontem, na segunda-feira, me deparei com um trabalho de exús, o centro é humilde, mas o ogã é muito bom, o centro conta com apenas um atabaque mas o toque realizado pelo ogã eu diria que é excelente, inclusive sua curimba.

Até aí causa empolgação, até eu começar a ouvir pontos de pomba-giras “preta da zona”, “p… da encruzilhada”, “Pra fazer amor gostoso é um em cima e o outro embaixo”, confesso, pode ser frescura, mas a minha admiração foi para o limbo, eu sinceramente, Neófito, e é a minha humilde opinião, que esses pontos só corroboram para a onda de preconceito que existe dentro da Umbanda, nossas irmãs, magas da encruzilhada, serem tratadas como “putas”, até acredito que algumas foram, mas isso em minha modesta opinião são fatos do passado e não precisa ficar lembrando disso a todo momento, sou a favor de exaltar a maravilha e beleza das pomba-giras e não o passado nefasto que muitas delas já seguiram, durante o trabalho, pontos de como se realiza bem o sexo eu achei perturbador. Mas cada casa é uma casa e só sei que nada sei [risos].

Eu sou uma pessoa que gosta de propagar a Umbanda de uma forma mais elitista, eu assumo, esses pontos populares que são entoados em algumas casas são chocantes, e por exemplo, minha mulher que é nova na jornada, realmente ficou chocada e me encheu de questões sobre o que realmente é pomba-gira e qual é o papel dela no Universo, se ela que está ao lado de um cara que pesquisa, estuda e dialoga eventualmente com ela sobre o assunto, teve essas dúvidas ao deparar com tais pontos, imagine um “marinheiro de primeira viagem”.

Eu sempre fui contra essa Vulgarização da energia Exu, principalmente de nossas irmãs da Encruzilhada, mas como sempre digo, é inevitável que lá existe discórdia de opiniões, os guias trabalham de forma diferente e isso varia da sua evolução e principalmente do médium, se ele está receptivo a esse tipo de energia irrefutavelmente ele terá guias da mesma vibração, e sinceramente, um guia que chega rindo com um ponto desses, em minha humilde opinião ainda é um guia que tem muito o que crescer na senda espiritual.

Esses pontos chocam, deturpam a imagem da energia da esquerda e corroboram para acharem que são demônios e escravos que fazem de tudo por uma porção de frango ou um gole de pinga. Claro que muitos exus se sujeitam a isso, mas ainda não são os exús batizados, os exús da Lei, e muitos médiuns feliz ou infelizmente carregam alguns ou todos em sua corrente exus desse tipo, em virtude da sua missão, evolução e outros diversos fatores.

Pontos que falam de Lúcifer, Satanás, não fazem muito sentido, porque Lúcifer é mencionado na Torá, é uma divindade maléfica hebraica, assim como Satanás, vem do árabe shaitan, que significa acusador, essa mistureba popular é algo que não faz muito sentido, porque a Umbanda vem de uma egrégora afro, de nada tem a ver com as tradições asiáticas, a Umbanda tem o Exú, a vibração Exú e ponto final, e não foi nenhuma entidade que trouxe esse ponto, esse ponto de duas cabeças foi invenção do pessoal da Umbanda Traçada, aliás, muitos pontos são composições dos próprios umbandistas, hoje é raro um guia trazer o seu próprio ponto.

Por ter essa herança Cristã, a Umbanda misturou alguns fundamentos que a única coisa que fazem, é encher os adeptos de dúvidas com teorias infundadas, médium recebendo lúcifer, recebendo o diabo, pra mim é tudo balela. Exú-Mor tem como simbolismo o Belzebuth, uma estátua utilizada em Ordens Iniciáticas que nada se relacionam com os exús da Umbanda, crença popular infelizmente é um mal que é repassado de gerações sem um estudo aprofundado.

Depois desses pontos chocantes, de deixar os cabelos arrepiados, veio a hora da consulta, a pomba-gira que atendeu a minha esposa a chamou de “puta”, eu confesso que não sabia se ria, se chorava, como reagia, pode até me dizerem que dentro do contexto Umbandista isso pode ter outro significado, que temos que entender que a palavra tem outra definição pra eles, mas estamos na Terra, e esse termo é realmente constrangedor para muita gente, principalmente para quem está chegando na casa, julgo ainda mais pesado que o famoso “Filho da p…” que muitos exus utilizam para denominar às pessoas, enfim, essa é a opinião do Neófito, eu particularmente acho que uma casa da Lei que trabalha com espíritos que buscam a evolução, isso deveria ficar para trás.

Sim, Exú está mais próximo da crosta terrestre, é normal utilizar esses termos, até entendo, pode ser até normal, mas quando o consulente está familiarizado com a casa, com a linha e com a Umbanda em si, para pessoas que estão entrando não acho isso muito legal.

Alguns leitores me acham “fresco”, sim, mas como disse lá em cima, eu sou a favor de ao menos elitizar um pouco a Umbanda, largar tradições antigas, primitivas e infundadas e tentar trazer luz aos acontecimentos, aos porquês das coisas, muitos me dizem que a Umbanda é justamente para atender os “populares” e que ela é assim em sua essência, porém, não é porque atendemos essas pessoas que temos que concordar e alimentar esse tipo de cultura, pelo contrário, acho que justamente por atingirmos esse público, temos que focar na evolução dos mesmos, ajuda-los a entender um pouco mais a espiritualidade e sair desses vícios tradicionais e infundados.

Gosto quando fazem passeatas para tolerância religiosa e ninguém faz por onde isso acontecer, muitas casas ainda sujam as praias, muitos centros ainda deixam as cachoeiras cobertas de comida, muitas casas tocam até altas madrugadas incomodando vizinhos, para a tolerância acontecer, temos que fazer a nossa parte, sermos mais ascéticos nos rituais, sermos mais cultos e esclarecidos durante os trabalhos e termos fundamentos suficientes para refutar acusações ou até mesmo contradições, não chegar e falar que recebe Lúcifer, falar que sua PG é puta e tudo mais.

A Umbanda só vai crescer e ser bem aceita quando seus filhos também o fizerem, senão continuará sendo conhecida como religião de charlatões, de mentirosos e supersticiosos.

Bruto com ternura.

Neófito da Luz

Golpe da Amarração, Doença Espiritual e Comércio nos Terreiros

Saudações irmãos…

Hoje me deparei com uma notícia que passou no “Fala Brasil” que não me cansa de surpreender. Uma mulher roubou R$ 100.000,00 de uma empresa para pagar o serviço ao “pai-de-santo” para curar a sua filha…

Infelizmente isso ainda é muito comum, muitas pessoas por desespero encontram nesses espaços, nessas pessoas a solução para todos seus problemas, alguns pensam em se suicidar, outros pensam em se escorar nesses oportunistas que se aproveitam da vulnerabilidade alheia.

Gostaria de enfatizar aqui que eu sou EXTREMAMENTE CONTRA QUAISQUER COBRANÇAS REALIZADAS PARA QUAISQUER BENEFÍCIOS DENTRO DE TERREIROS, INCLUSIVE, CHEGOU AO MEU CONHECIMENTO CENTROS QUE OBRIGAM MEDIUNS A FAZER O CURSO DE INICIAÇÃO MEDIÚNICA E COBRAM POR ISSO, ISSO NÃO É CASA DE CARIDADE E SIM VIVER DA UMBANDA.

A iniciativa desse blog começou apenas para transmissão de informações, com o decorrer do tempo, algumas pessoas chegaram até mim solicitando ajuda, cuidados, cura e outras buscas e com cinco anos de blog, nunca realizei nenhuma cobrança, mesmo porque eu não preciso viver disso e nem tampouco cobrar para ver a felicidade das pessoas, isso deveria ser a maior recompensa para aqueles que buscam a senda da caridade e não para aqueles que encontraram nela o seu meio de vida. Não mentirei, gosto de dinheiro, gosto de viver no luxo, ter carro do ano sim, mas isso é em virtude do meu esforço, muito estudo e dedicação, conheço dirigentes que vivem da Umbanda, PORÉM, são excelentes dirigentes, estão sempre presentes, sempre buscando meios para obtenção de prosperidade e saúde dos filhos, se doa, e nada mais justo de arrumar uma forma de cobrar para sua sobrevivência, mas não é COBRAR A MÃO e sim CURSOS, REALIZAÇÃO DE BAZARES, entre outros, infelizmente, esse tipo de dirigente compõe no máximo 1% de todos eles, existem os oportunistas que se encontram através de uma doutrina “pop” que usam de diversos cursos e desculpas para obtenção de renda, hoje não se faz caridade, hoje se faz uma troca, eu te ajudo por algumas centenas de reais e assim caminhamos na senda espiritual capitalista.

Claro que existem algumas categorias de dirigentes, e a do título do post pra mim é a mais repugnante, eu mesmo já relatei no blog algumas situações, um dirigente mandou a adepta vender o carro porque o trabalho era pesado, precisava retirar seres infernais de seu corpo que só saíam com carnes e bebidas nobres, e para isso, cobravam caro para abandonar seu corpo, outro fator é um dirigente falar que só poderia fazer a limpeza nas filhas se a mesmas ficassem despidas porque até as roupas continham energias deletérias e atrapalhava a limpeza, pois a energia da roupa traria de volta a energia ruim que foi acabada de limpar, outro fato foi um Exú que disse que o filho de uma umbandista estava encomendado pelas hostes espirituais, e precisaria fazer um trabalho muito sério e teria que falar com o seu “burro”, o médium que ele ocupava, o mesmo cobrou R$ 45000 ou o carro para fazer esse trabalho e a filha o fez + parte do salário dela DURANTE SEIS MESES.

A grosso modo, de forma bem ignóbil, prevalece a máxima que para cada esperto, existem “vários trouxas”, e para não nos tornarmos vítimas dessas questões, dessas circunstâncias, só temos como arma, o estudo, o esclarecimento e a busca por referências, somente assim nos blindamos contra esses tipos de influências em nossas visas.

Hoje o roubo já ficou tradicional, isso é muito comum em centros que gostam de ostentar, um Orixá pedir um ibá de R$ 4000,00 porque ele precisa, o dirigente cobrar a mão para fazer o santo, EU REALMENTE FICO ATÔNITO COM ESSA DE “FAZER O SANTO”, será que isso é realmente necessário? Tudo o que recebemos, recebemos da Providência Divina e não é necessária intervenção humana para tal. Pessoas fazendo rateio para ajudar o filho a comprar a roupa pra sair, me desculpem a sinceridade, mas VÁ COMPRAR CESTA BÁSICA PARA PESSOAS QUE PRECISAM AO INVÉS DE FICAR COMPRANDO ROUPAS PARA SATISFAZER EGOS IDIOTAS E COLABORAR COM A APOTEOSE EXISTENTES NA CASA, VÁ AJUDAR CRIANÇAS, IDOSOS AO INVÉS DE INFLAR ESSE MALDITO EGO DE QUERER TER A MELHOR ROUPA PARA O ORIXÁ VIR E DANÇAR. ORIXÁ NÃO PRECISA DE ROUPA, ORIXA NÃO PRECISA DISSO, ORIXÁ PRECISA TER UM FILHO CORRETO E INTELIGENTE PARA SERVIR AOS FILHOS DE FÉ.

Semana passada me deparei com uma pessoa que gastou R$ 3500,00 no Ibá de seu Orixa, ibá seria a louça do orixá, ela estava desempregada e precisou pedir empréstimo porque é uma exigência do dirigente, o que me remeteu a uma circunstância que ocorreu na casa onde eu cuidava que o Exú só trabalharia se tivesse a capa dele.

Digo que a cobrança dentro dos terreiros me enoja, a caridade atingiu um patamar medíocre, hoje tudo é com dinheiro, e sinceramente, isso tende a piorar ainda mais, se virar moda o filho ter que pagar pelo curso de iniciação mediúnica pra vestir branco, será o apogeu da ignorância.

Fico feliz de ainda ter centros que sabem trabalhar dentro da cartilha, conheço diversos dirigentes do qual a grande minoria tem o meu respeito, que ainda trabalham na Lei, que ainda embasam seus estudos e trabalhos no conhecimento fornecido pelos guias e até mesmo pelo ifá.

Quem quiser ajudar para as mazelas do filho, que ajude de coração, pela missão que lhe foi confiada e destinada e não use isso como moeda de troca, a única moeda de troca que vale é a evolução, o aprendizado e a graça que alcançará e não com a cobrança.

Volto a ressaltar, sou totalmente a favor de cursos ministrados pela casa, mas esses cursos devem ser voluntários, quem tem interesse e condições de fazer que o façam e não obrigatórios, isso é lamentável, pior ainda é o número de filhos que preenchem essas casas, fico impressionado com o número de mendigos espirituais que cercam essas casas, além de como são exaltados e VENERADOS esses dirigentes.

Dirigente nada mais é que um ser humano como você, que teve a missão de ser dirigente, isso não o coloca acima, superior ou melhor que você, apenas em uma posição diferente e que muitas vezes é MUITO MAL REALIZADA, o que muitas vezes me faz respeitar um médium da casa e não o seu dirigente, quantas vezes já presenciei o dirigente da casa COM NADA EM SUA MATÉRIA e dois ou três filhos com uma comunicação BEM REALIZADA? Isso pra mim é o que conta, não títulos, posição ou um cara sentado na cadeira porque ele conseguiu o seu espaço na casa da caridade, muitas vezes não por mérito e sim por condições financeiras, o que mais vale pra mim é aquele filho firme, que comunica bem com o seus mentores e que faz o trabalho da caridade ser o que sempre foi, venerável, admirável, gratificante.

E não alimentem golpistas, não alimentei essa cobrança exacerbada pelo trabalho da caridade, e DIGO-LHES COM TODA CERTEZA, O PRINCÍPIO ATIVO DE QUALQUER GRAÇA ALCANÇADA PARTE DE SUA PRÓPRIA CABEÇA E REALIZAÇÃO PESSOAL, TODA GRAÇA, TODA REALIZAÇÃO, TODO MILAGRE OCORRE DE DENTRO PARA FORA E NÃO DE FORA PARA DENTRO! SEMPRE!

Fraternais Abraços.

Neófito da Luz.