Culto à Gratidão

Saudações irmãos de fé.

Apenas um breve argumento sobre uma prática que venho adotando desde o início do ano e é absurdamente incrível como uma prática tão rápida, tão básica e incrivelmente simplória possa fazer tanto bem?

Decidi adotar essa prática porque a maioria das pessoas tendem a ver o lado ruim em todo o que acontece, são aqueles pessimistas de plantão que quando algo ocorre, já esperam piorar, decidi abordar essa prática justamente para analisar, fazer um balanço mais exato do meu dia e equilibrar o que aconteceu de ruim e o que aconteceu de bom.

A prática é simplesmente antes de dormir, agradecer cinco fatores no seu dia, e é incrível como isso faz total diferença, na última quinta-feira, eu vindo extremamente cansado do trabalho, por volta das 21:00 em uma área escura, fui agraciado em pegar um buraco e ACREDITEM, os dois pneus do lado direito foram avariados, um estourado e o outro furado, e normalmente só temos um estepe, não?

As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo. Epicuro

Obviamente no momento a vontade era de gritar e descer a bica no carro, mas preferi me controlar, analisar de forma racional a situação e depois de me locomover por volta de 2km com o carro assim, notei a borracharia, nesse percurso, eu já estava agradecendo por não estar com a minha família e nem ser um local desconhecido, e agradecendo porque eu poderia estar a 100km/h e repetir o mesmo acidente de 2012 relatado aqui no blog. Não obstante, encontrei um borracheiro 24h, do qual consertou um dos meus pneus e me vendeu um outro pela bagatela de R$ 50,00 para que eu pudesse seguir o meu caminho.

Aos incapazes de gratidão nunca faltam pretextos para não a ter. Gustave Flaubert

Ao dormir, um dos cinco pontos que agradeci, foi não estar com minha família, a facilidade de encontrar um borracheiro e o atraso de apenas 25 minutos ao chegar em minha residência, procurei ver o que aconteceu de bom nessa ocasião ruim e isso vem se intensificando e me dando mais paz de espírito, ando muito mais feliz e grato com tudo o que acontece.

Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores. Khalil Gibran

Talvez essa paz e essa racionalidade para solucionar essa questão, seja simplesmente pela prática da gratidão diária, ela te ensina a ser otimista e que para tudo o que acontece, é apenas um empurrão para você ir ainda mais para frente, qualquer coisa que possa te chatear durante o dia nada mais é que uma nova lição que se aprende, e infelizmente, ainda somos condicionados a aprender muito mais pela dor que pelo amor.

Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida. Sêneca

Todos os dias temos algo a agradecer, a saúde da família, um excelente trabalho, uma nova amizade, um novo livro, um novo bem, uma nova oportunidade, um excelente filme indicado por amigos, todos os dias temos algo a agradecer e valorizar, então, fechemos os olhos ao negativismo e vivamos na certeza que tudo o que acontece, no final, é para nosso próprio bem.

Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo. Masaharu Taniguchi

É incrível como isso contagia e cria uma egrégora poderosa, mal chegamos em março e os e-mails de agradecimento que venho recebido, além de serem muito mais extensos e bem relatados, em sua GRANDE maioria, inicia-se por OBRIGADO bem diferente da grande maioria dos anteriores, que sempre vinham com PEDIDOS.

Sejam gratos, aprendam a falar mais o obrigado, aprendam a reconhecer os presentes que a vida lhe concede, através de circunstâncias, pessoas, fatos e sejam ainda mais felizes e otimistas com tudo o que ocorre ao redor.

As coisas mais efetivas, geralmente são as mais simples, não? Pratiquem, o único custo é tornar ainda melhor o dia das pessoas!

Muito obrigado pela leitura.

Em Paz Profunda.

Neófito da Luz.

Deixe um comentário